O professor e médico veterinário de animais silvestres e exóticos, Marco Aurélio Molina Pires, explicou que esse animal não pode ser solto na natureza por causa da sua fragilidade.
"Esse animal que aparece tem uma origem africana. Ele tem um agravante porque é albino e não pode sobreviver no meio ambiente", ressaltou.
O hedgehog é uma espécie africana e a única característica comum entre ele e a espécie nativa do Brasil, o ouriço-cacheiro – chamado de porco-espinho –, é que são mamíferos com o corpo revestido de espinhos. Os hedgehogs são animais noturnos e solitários e não soltam os espinhos, como a espécie brasileira.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que não existe liberação de criadouros para esse tipo de animal em Mato Grosso. A importação, reprodução, comercialização e posse são ilegais no país.
O comandante da Policia Ambiental de Rondonópolis disse que o animal está na na sede da 2ª Companhia e já passou por avaliação veterinária. A PM aguarda o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para decidir se o animal será encaminhado para um recinto em Goiás ou Brasília. (fonte: G1)
Comments